Abrace a CFE 2021

Mais uma vez somos presenteados com uma Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE 2021), esta é a sua quinta edição. Para reavivar nossa memória, lembramos que a 1ª aconteceu no ano 2000, em preparação à chegada do Novo Milênio: “Dignidade humana e paz: por um novo milênio sem exclusões”; a 2ª foi em 2005 com o tema “Solidariedade e paz: felizes os que promovem a paz”; a 3ª em 2010, “Economia e Vida” - ‘Não podeis servir a Deus e ao dinheiro’ (Mt 6, 24). A 4ª campanha ecumênica foi em 2016, com a temática da Ecologia integral por ocasião da publicação da Carta do Papa Francisco Laudato Sí: “Casa Comum, nossa responsabilidade”, que fez ecoar, com força, a profecia de Amós: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24).

Esta CFE foi elaborada pelas igrejas que fazem parte do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC). São elas: Aliança de Batistas do Brasil (www.aliancadebatistas.org); Igreja Católica Apostólica Romana (www.cnbb.org.br); Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (www.ieab.org.br ); Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (www.luteranos.com.br); Igreja Presbiteriana Unida (www.ipu.org.br); Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (www.igrejasirianortodoxa.org). Conta ainda com vários “membros fraternos”, entidades ecumênicas que somam forças na busca da unidade dos cristãos, da vida digna para todos e da defesa da nossa Casa Comum.

O tema da CFE deste ano é: “Fraternidade e Diálogo, compromisso de amor”. O lema é: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef, 2,14a). Esta CFE tem como objetivo principal: Inspirados e inspiradas no amor de Cristo, chamar, convidar as comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para superar as polarizações e as violências através do diálogo amoroso testemunhando a unidade na diversidade (TB 3).

A CFE 2021 segue o método da caminhada dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35). Por meio dele quer nos ajudar a VER e a conversar sobre as inquietações e desafios que trazemos dentro de nós; nos leva a JULGAR, sob a luz da Palavra de Deus, abrindo o coração para acolher a novidade da Boa Nova que nos anima e renova a partir de dentro; nos impulsiona a AGIR com propostas concretas a serviço da unidade da paz; nos motiva a CELEBRAR o mesmo Deus, unindo forças, “num só coração e numa só alma”, a fim de construir pontes e não muros, como discípulos missionários, levando adiante a missão que o Senhor nos confiou.

Esta CFE 2021, acontece em sintonia com a primeira Conferência Eclesial Latino-americana, tempos novos para nossa Igreja. Ela tem por base a última carta do Papa Francisco: Fratelli Tutti (Todos Irmãos), que fortalece a dimensão social da fraternidade. Somos todos filhos do mesmo Pai, a caridade não é para ser vivenciada apenas no círculo familiar e comunitário, ela deve ir na raiz dos males sociais para, de fato, edificarmos uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. Cultivemos juntos a unidade, a fraternidade e a paz.


Baixe as músicas, letras e cifras em nosso site MOBON

Posts Em Destaque
Posts Recentes